O Taekwondo é um esporte que a cada ano que passa, mais e mais pessoas se apaixonam por ele, seja como lutador, ou seja como plateia.
Advertisement
Isso porque, a luta é considerada uma das artes marciais mais populares do mundo.
Sendo assim, o Taekwondo (ou tae kwon do), é uma modalidade de luta coreana que tem uma filosofia por trás de todos os golpes, em que o ideal é a valorização da perseverança, integridade, respeito, cortesia, autocontrole e lealdade.
Portanto, continue a leitura e conheça outros detalhes relacionados à essa arte marcial chamada Taekwondo.
Sendo assim, conheça mais sobre essa luta nesse artigo, onde a cada ano que passa ganha mais adeptos pelo mundo.
Advertisement
Assim, leia esse artigo com atenção e saiba tudo sobre essa modalidade, aproveite e curta nossa Fanpage.
Os coreanos costumam dizer, que essa luta é um instrumento de defesa e resposta, perante os ataques vivenciados no dia a dia.
Entretanto, não apenas ataques físicos, mas também os simbólicos, que podem ser representados pelas dificuldades e adversidades da vida.
Assim, é possível dizer que o Taekwondo é uma forma de vida e com certeza, sua filosofia auxilia na melhora do bem-estar.
Advertisement
No entanto, essa luta foca nos pés para a execução dos movimentos.
Portanto, o diferencial dessa arte marcial, são os movimentos de pontapeio (inclusive, o significado da palavra Taekwondo é justamente o modo de pontapear e golpear), tornando-a um pouco diferente das outras lutas.
A História do Taekwondo
Segundo relatos históricos, o Taekwondo foi criado pelo general sul-coreano “Choi Hong Hi” em meados do ano de 1955.
Sendo assim, como uma forma de renascimento após alguns conflitos que ocorreu no período de ocupação japonesa na Coréia – entre meados de 1910 e 1945.
Entretanto, durante este período, a arte marcial teve um grande impulso, se desenvolvendo de uma maneira expressiva, até que virou um dos principais requisitos para ingressar no serviço militar do país.
No entanto, esse é um relato moderno da arte marcial, sobre como ela é vista hoje, porém, existem relatos de que essa arte marcial teria sido criada, na era dos 3 Reis (50 anos a.C.).
Lembrando que, nessa época, a península coreana era ocupada por três reinos rivais, que eram chamados de Goguryeo (localizado ao norte), Silla (sudeste) e Baekje (oeste).
Assim, em Goguryeo, os jovens foram ensinados a lutar sem armas, criando a técnica taekkyeon, que usava os pés com rapidez e precisão.
Entretanto, essa técnica também tinha como objetivo, ensinar os jovens sobre história, filosofia e esportes que eram realizados com cavalo.
No entanto, com o tempo, os três reinos começaram um processo de fusão, que foi finalizado no século 7, com isso, os moradores de Silla acrescentaram à técnica original, o uso das mãos como defesa.
A partir disso, surgiu o Taekwondo, se tornando uma das artes marciais mais populares do mundo.
Vale lembra, que no Brasil, há indícios de que o esporte foi introduzido na década de 70 pelo grão-mestre “Sang Min Cho”.
No qual, teria sido enviado pela World Taekwondo Federation (WTF) para a inauguração da Academia Liberdade de Taekwondo, que tem uma história de superação e glórias no Brasil.
Para entender melhor o esporte, mostraremos como funciona o Taekwondo e suas regras, são elas:
As lutas possuem duração variável, sendo de acordo com o nível de graduação atingido pelo lutador;
Para as faixas pretas, a luta tem a duração de 6 min (com três rounds de 2 min). Já as faixas coloridas, têm a duração de 3 min (com dois rounds de 1 min e meio);
Cada lutador tende a acumular pontos ao dar algum golpe. Um chute dado no tórax, por exemplo, vale 1 ponto, enquanto um giratório no tórax vale 2 pontos, um chute dado na cabeça vale 3 pontos e um chute giratório na cabeça vale 4 pontos;
Os únicos golpes permitidos durante a luta são, os socos e chutes;
Contudo, para que o ponto seja dado, é preciso que eles sejam feitos em duas regiões do corpo: No tronco (obviamente que na parte onde há o protetor) e na cabeça. Em outros locais, é inválido;
Existem quatro formas de definir qual competidor é o grande vencedor do confronto, sendo eles: Por pontos, nocaute, diferença de 12 pontos e penalidade;
Em relação a pontos, a vitória é dado para o competidor que tiver mais pontos no final de todos os rounds;
Já a vitória por nocaute, ocorre quando o competidor acerta um golpe que derruba o seu adversário;
Contudo, o ponto só será válido se o mesmo não conseguir levar ou se recuperar. Caso não tenha condições de prosseguir a luta, a vitória será por nocaute;
A vitória por diferença de 12 pontos, é quando no final do segundo round ou a qualquer momento do terceiro round, um dos competidores tiver uma vantagem de 12 pontos ou mais sobre o seu adversário, sem ter chances do mesmo se recuperar no combate;
A penalidade, também pode ser uma forma de determinar, quem foi o grande vencedor do combate;
Isso ocorre, quando um dos competidores comete uma infração grave e a partir disso, os juízes tendem a determinar sua desclassificação e a vitória do adversário.
Portanto, essas são as regras do Taekwondo.
No entanto, apenas no convívio com mestre e companheiros, é possível entende-las melhor e incorpora-las.
Os Equipamentos usados no Taekwondo
Por se tratar de um esporte de contato físico caracterizado como combate, o Taekwondo deve ser praticado com alguns equipamentos de proteção para evitar lesões.
Sendo assim, a seguir separamos o nome dos equipamentos mais comuns usados no Taekwondo, são eles:
Dobok (quimono);
Hogu (protetor de tórax);
Protetor de órgãos genitais (feminino e masculino);
Protetor de antebraço;
Protetor bucal;
Caneleira;
Capacete;
Luvas.
Portanto, os acessórios servem para proteger partes do corpo que com o impacto, podem sofrer lesões leves ou graves.
As Graduações no Taekwondo
Assim, como a grande maioria das artes marciais, o Taekwondo tem um sistema de graduação ao qual visa representar o nível de conhecimento e preparo do lutador, em relação aos golpes e outros detalhes da luta.
Essa graduação, é representa por faixas de diferentes cores, que vão do branco (sendo o nível mais simples) até o preto (que simboliza o grau mais elevado nessa luta).
Essa graduação tem um nome específico, sendo ela dividida inicialmente em “gub” e depois em “dans”.
Cada gub corresponde a uma faixa colorida e no caso existem dez ou noves em ordem decrescente. Ou seja, quanto menor for o seu gub, maior será o seu desenvolvimento técnico.
Já os dans seguem o sentido crescente. Quanto maior o seu desenvolvimento técnico, além dos conhecimentos e aprimoramentos da arte, maior será o seu dan.
Além disso, o dan passa a ser representado pela faixa preta, que tecnicamente seria a última graduação, porém existem dez tipos de dans a serem conquistados e o décimo é vitalício (apenas uma pessoa poderá possuir).
Cada cor das faixas (no caso do gubs ou dans) possuem um significado específico e que seriam:
Branca: significa pureza, pois marca o início, não tendo conhecimento prévio;
Amarela: significa terra, onde uma planta começa a brotar e fixar a sua raiz;
Verde: significa planta, que representa o crescimento dessa planta;
Azul: significa céu, pois é para onde a planta se dirige, sendo seu objetivo;
Vermelha: significa sol, que exige autocontrole e alerta o adversário para ficar longe;
Preta: significa dignidade, maturidade e conhecimento do Taekwondo.
O sonho de muitos lutadores é chegar na ultima faixa do Taekwondo, a faixa preta. Quando o lutador chega nesse estagio o mesmo é considerado digno e pleno em conhecimentos no esporte.
Trata-se do ultimo grau de conhecimento no esporte, por isso, tão importante e tão sonhada é a faixa preta.
A mesma também significa o grande caminha percorrido desde o primeiro dia em que seus pés tocaram no piso do esporte.
Nomenclaturas e Expressões usadas no Taekwondo
O Taekwondo também conta com algumas expressões e nomenclaturas específicas, que para os iniciantes acabam sendo um pouco confusas, justamente por serem em outra língua.
No caso, há algumas expressões e nomenclaturas que acabam se tornando principais, como por exemplo:
Kuryong: comando;
Tchigui: bater;
Jumok: punho fechado;
Son: mão;
Som mok: pulso;
Jirugui: soco;
Maki: defesa;
Tchagui: chute;
Sogui: base;
Pal: braço;
Murup: joelho;
Bal: pé;
Olgul: rosto;
Yop: lado;
Bakat: fora;
Monton: tronco;
Insa: cumprimento;
Tchariôt, Kwanjan Nim Que Kiunhé: ao grão-Mestre;
Tchariôt, Sabomnim Que Kiunhé: ao mestre;
Tchariôt, Kyosa Nim Que Kiunhé: ao instrutor.
Gostou? Essas são as informações mais relevantes sobre o Taekwondo que separamos para você!
Se você gosta do esporte como lutador, recomendamos que você busque uma academia para poder se aprofundar neste esporte.